Local: Auditório 1 (Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa, antigo PAF I)
Resumo: A avaliação dos cursos de graduação é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e, como tal, uma obrigatoriedade para todas as instituições que compõem o Sistema Federal de Educação Superior. Embora a UFBA tenha um histórico longo de avaliação institucional, inclusive de avaliação de cursos, a partir de 2004 buscou adequar-se aos procedimentos e critérios estabelecidos pela Lei 10.861, que instituiu o SINAES. Ao longo deste tempo, a UFBA ampliou o número de matrícula, criou novos cursos, implantou cursos noturnos, EAD e os Bacharelados Interdisciplinares, cuja arquitetura curricular é muito diferente dos cursos de Progressão Linear. O desafio de implantar um procedimento sistemático de avaliação de cursos que envolva toda a Universidade tem sido enfrentado pela CPA e pela Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional – SUPAD. Apoiado no exame das experiências de outras universidades brasileiras e em uma revisão da literatura sobre fatores determinantes do desempenho e permanência dos alunos de cursos superiores, foi concebida uma proposta de avaliação dos cursos de graduação que implica em mudanças importantes na prática até então implementada via SIAV. O novo modelo de avaliação já foi apresentado e discutido em vários fóruns da UFBA, com especial atenção ao grupo de coordenadores de colegiados de cursos, tendo incorporado sugestões que emergiram dessas apresentações. Adicionalmente, a proposta já conta com instrumentos desenvolvidos e validados e encontra-se em teste em uma das unidades acadêmicas da UFBA. O objetivo desta mesa é discutir o modelo de avaliação adequado aos cursos e realidade da UFBA, bem como examinar o caminho percorrido neste campo nos últimos doze anos, e as perspectivas pera os próximos anos.